Confira 4 vantagens de consultar um advogado trabalhista
Não existe empresa sem funcionário. O funcionário faz parte da força motriz de um negócio, por isso despende maior preocupação e atenção do proprietário. A administração do setor de empregados é complexa: seleção, contratação, determinação de horários, condições de trabalho, metas, demissão e muitas outras providências para pensar. Assim, nessa cadeia intrincada que é administrar um empresa, não tem como agir só, se sobrecarregando.
Atualmente, os modelos de negócios exigem diversas expertises. Aqui, provaremos que um dos melhores investimentos a se fazer é a contratação de um advogado trabalhista de maneira permanente para sua empresa.
Como funciona uma consultoria trabalhista e quais são suas vantagens?
Consiste no direcionamento correto dos processos judicias e extrajudiciais, bem como na prestação de informações sobre legislação trabalhista a fim direcionar a conduta da empresa no tocante ao tratamento de seus funcionários. O trabalho do advogado trabalhista empresarial divide-se em dois aspectos: preventivo e litigioso.
Abaixo, elencamos as 4 principais vantagens de ter disponibilidade em tempo integral de um advogado trabalhista. Acompanhe!
1. Serviço especializado
A legislação trabalhista é vasta e muda constantemente. Já imaginou quanto tempo teria de ser disponibilizado para um funcionário ou o proprietário de uma empresa informar-se sobre essas leis, interpretá-las e aplica-las? Mesmo assim, qual a chance de erro?
Para isso, apontamos a solução: investimento em consultoria jurídica trabalhista empresarial especializada. A especialização e terceirização de serviços é tendência no atual modo de gestão empresarial, desde o pequeno negócio até uma multinacional.
O primeiro passo é contratar uma consultoria de referência no mercado, com carteira de clientes, e especializada na área trabalhista. Após selecionar alguns escritórios que façam esse trabalho, visite-os, converse com seus advogados e estabeleça uma relação de confiança. Nesse caso, o serviço contratado trará todo o suporte intelectual para acertar nas orientações judiciais e extrajudiciais do negócio.
2. Melhor identificação de falhas na empresa
Quantas horas por dia meu funcionário tem que trabalhar? Tenho que pagar vale-transporte? Como faço uma demissão? São diárias as dúvidas acerca de um contrato de trabalho. O erro na conduta do empregador pode gerar um dano grave para a empresa, o que na prática pode levar a empresa à falência.
Um advogado tem a capacidade técnica de orientar a maneira correta de proceder em todo o âmbito trabalhista, desde o processo de contratação até nos problemas posteriores advindos de uma demissão.
Além do mais, se uma empresa foi orientada durante o contrato de um funcionário e seguiu todas as regras trabalhistas, a probabilidade de haver um processo judicial requerendo direitos não pagos diminui consideravelmente. Caso seja proposta uma ação, dificilmente o ex-empregado conseguirá êxito, visto que o negócio estará pautado sempre dentro da legalidade.
O consultor trabalhista é um investimento. Poderá evitar danos ao ativo da empresa por meio da correção de erros e da orientação acerca de condutas dentro da lei, dirimindo consideravelmente as chances de prejuízo devido a uma ação judicial contra a empresa.
3. Prevenção de problemas jurídicos
Prevenção de problemas jurídicos nada mais é do que a chamada advocacia preventiva. Como o próprio nome já diz, consiste na orientação de um advogado qualificado quanto à maneira de agir para a empresa estar dentro dos ditames legais. Essa posição preventiva evita litígios ou sanções para a organização.
Quer saber em quais situações a advocacia preventiva pode atuar? Seguem alguns exemplos:
- assessorar na contratação e demissão de empregados;
- garantir a segurança jurídica nas decisões estratégicas;
- analisar as diretrizes empregatícias internas;
- orientar em todas as questões trabalhistas.
A prevenção tem como consequência imediata a possibilidade de organizar e uniformizar a conduta empresarial em relação aos seus empregados. Diferenças no tratamento de funcionários trazem instabilidade para a empresa e diversos problemas para o administrador. Também geram um ambiente de insatisfação que poderá prejudicar o desempenho da empresa como um todo.
4. Auxílio na condução de processos
Mesmo tomando todas as medidas possíveis, uma empresa pode ser acionada pela Justiça do Trabalho em face de um empregado que entenda ter havido algum equívoco durante seu período de contratação. Pode acontecer em qualquer empresa, seja ela pequena, média ou grande.
Suponha que na sua empresa já haja um consultor que faz advocacia preventiva e organize todos os aspectos trabalhistas de acordo com a CLT e outras leis trabalhistas, criando um bom ambiente de trabalho, com regras claras e iguais para todos os funcionários. Havendo eventual demanda judicial, o consultor saberá de a toda dinâmica empresarial, podendo fazer a defesa de seu cliente com muita facilidade, de maneira eficaz e com altas chances de exito.
Ainda que não tenha consultor, o empresário que tem sua empresa envolvida em um processo judicial trabalhista tem a oportunidade de, nesse momento tão delicado, rever suas condutas e contratar um advogado para defendê-lo. Este também poderá prestar assessoria por meio da advocacia preventiva e evitar futuros problemas.
Assim, o advogado devidamente registrado na OAB é o profissional capacitado para a defesa judicial em sua totalidade, desde a contestação até recursos em últimas instancias. Afinal, tratando-se de uma condenação trabalhista o impacto no passivo empresarial tende a ser grande, especialmente em negócios menores que não possuem uma reserva para esse tipo de problema.
Depois de saber as vantagens de contratar uma consultoria jurídica trabalhista, qual o próximo passo?
Infelizmente, a realidade nacional, segundo o IBGE, é que a maioria das empresas fecha as portas após 5 anos. Por isso, o plano estratégico é fundamental para o sucesso de um negócio. É ainda mais importante para as pequenas e médias empresas, que muitas vezes não dão a devida importância ao seu departamento jurídico.
A contratação de uma consultoria jurídica trabalhista qualificada deve ser uma das prioridades no planejamento de uma empresa, independentemente do seu porte.
Lembre-se também que a contratação de um advogado trabalhista não é um custo e sim um investimento. Além de agregar segurança jurídica aos negócios e ações empresarias, aumenta a credibilidade frente aos seus consumidores.
Você gostaria de ter informações ou contratar uma assessoria jurídica para auxiliar a sua empresa? Entre em contato conosco, teremos prazer em ajudar você!