Você sabe o que é o outsourcing jurídico?

outsourcing jurídico
6 minutos para ler

Queria o bom e velho empresário que a administração de sua empresa se resumisse à produção dos bens da sua atividade-fim. Contudo, num mundo globalizado, tecnológico e integrado, uma empresa precisa, para seu efetivo funcionamento, de serviços que fogem à sua área de atuação principal.

Historicamente, após a Segunda Guerra Mundial, notadamente nos Estados Unidos, surgiu um modo de contratação muito conhecido e praticado atualmente: a terceirização. Esta nada mais é do que uma ferramenta de produção, podendo a empresa delegar uma atividade a outra especializada. Na terceirização, podem ser delegadas atividades da empresa propriamente dita ou serviços acessórios (limpeza, segurança, contabilidade, marketing e outros).

O outsourcing ou BPO (Business Process Outsourcing) dá-se com a contratação de empresas especializadas para efetuar atividades estratégicas dentro de uma organização. Ou seja, é a terceirização extremamente qualificada de áreas estratégicas. Essa nova ferramenta de mercado está se tornado indispensável para empresas que desejam ter um alto grau de competitividade no Brasil e no mundo.

Analisaremos a seguir como é a aplicação do outsourcing jurídico e como e por que contratar esse tipo de serviço. Nos acompanhe!

O que é o outsourcing jurídico?

Dentre os serviços prestados por outsourcing, a contratação de uma empresa especializada para cuidar do departamento jurídico está entre as mais procuradas e vantajosas: o empresário não precisará mais contratar um advogado para assisti-lo em um processo trabalhista, outro especializado em contratos, e mais um para fazer o registro de marcas e patentes. Eliminará a submissão do negócio à estratificação do meio jurídico.

Afinal, a assessoria jurídica precisa estar alinhada com os interesses e pilares da empresa, e isso é muito mais fácil quando se contrata apenas uma assessoria. A contratação de uma boa prestadora de serviços jurídicos traz unidade em todas as demandas, formando uma verdadeira parceria e trazendo mais eficiência.

Como contratar uma boa empresa de outsourcing jurídico?

A contratação desse serviço requer os seguintes cuidados:

  • fazer um levantamento de quais empresas prestam o serviço de outsoursing;
  • verificar a experiência da empresa de assessoria jurídica e sua atuação no papel de outsourcing jurídico com outros contratantes — entrar em contato e perguntar como é o serviço, se está satisfeito etc. Referências e históricos são fundamentais;
  • atentar ao fechamento do contrato e cuidar para que estejam bem claros os serviços contratados;
  • pesquisar preços, mas lembrar-se que nem sempre o mais barato é o melhor.

Seguir à risca esses requisitos e contratar uma boa assessoria são aspectos que determinarão o sucesso ou fracasso do outsourcing jurídico.

Quais são os serviços prestados?

Não há como ser taxativo nos serviços que podem ser prestados por um outsourcing jurídico. Tudo vai depender do contrato firmado para a prestação dessa assessoria, bem como das necessidades do contratante.

Elencamos algumas atividades mais comuns nessa consultoria:

  • abertura de uma empresa, incluindo elaboração de contrato;
  • contratação de funcionários, considerando todos os aspectos legais, seu desligamento e eventuais processos trabalhistas;
  • aspectos jurídicos no decorrer das negociações da empresa;
  • quaisquer questões jurídicas cotidianas;
  • elaboração e revisão de contratos de quaisquer espécies: contratos públicos, licitações e seus adjacentes.

4 motivos para contratar um outsourcing jurídico

1. Especialização do serviço

Para o bom funcionamento de uma organização, é necessário contar com diversas atividades altamente especializadas: contabilidade, programação, assessoria jurídica, dentre outras.

A especialização de uma área ou serviço está intimamente ligada com sua competência e produtividade. Quanto mais especializado o serviço, melhor ele será executado e provavelmente com baixo índice de falhas.

Powered by Rock Convert

Por essa lógica, o outsourcing, além de ter um custo mais baixo e uma elevada eficiência, alivia o administrador da empresa das preocupações relacionadas aos processos complexos das áreas que foram terceirizadas.

2. Redução de custos

Caso precise contratar um advogado interno para gerir o departamento jurídico da empresa, quão alto seria o seu nível de especialização e conhecimento para administrar esse departamento? Muito alto.

Afinal, o profissional teria que reunir conhecimentos em direto empresarial, direitos trabalhistas, contratos, direito tributário e outros domínios exigidos pela atividade.

Por isso, além da dificuldade em contratar um profissional com todas essas qualificações, o custo desse colaborador seria bem alto. Por outro lado, contratar um advogado de cada área também seria uma opção onerosa. Assim, o outsourcing, quanto à redução de custos, é uma ótima alternativa.

Essa economia abrange tanto custos diretos quanto indiretos, uma vez que por se tratar de um contrato de prestação de serviços, a empresa não precisará arcar com despesas relacionadas a contratos de trabalho. Além disso, pela maior unidade das práticas jurídicas, evitam-se ações desnecessárias ou antagônicas.

3. Melhora a imagem da empresa

É prática comum um dirigente de uma empresa, quando tem alguma dúvida jurídica ou precisa de um contrato, “jogar no Google” sua necessidade e seguir as orientações lá passadas. Quão seguro, juridicamente falando, é fazer isso? Nada seguro.

Mandar para seu cliente um contrato visivelmente copiado da internet, ou seja que não foi elaborado para as necessidades daquele negócio, pode causar uma desconfiança quanto à seriedade e competência da empresa.

Ter contratos, pareceres e atos orientados por um profissional qualificado é visível para seu cliente, trazendo confiança e seriedade para a empresa.

4. Qualidade nos diagnósticos

Reunir em um só banco de dados todas as informações jurídicas de uma empresa é uma das possibilidades que um outsourcing jurídico proporciona. Com essas informações, o outsourcing pode traçar metas para a excelência na administração da empresa, impulsionando a qualidade dos seus produtos e serviços ao diagnosticar corretamente erros e acertos.

O outsourcing jurídico é um serviço de grande importância, em especial para pequenas e médias empresas, que terão a oportunidade de contar com um serviço de alta qualidade sem comprometer a sua saúda financeira. Independentemente da área de atuação e do porte do seu negócio, você poderá melhorar os seus processos e alavancar os seus resultados de forma estratégica e estruturada.

Também vale reforçar que, para garantir o sucesso da parceria, é necessário contar com o apoio de uma consultoria jurídica reconhecida e competente na sua área de atuação. É preciso pesquisar com calma e tirar todas as dúvidas antes de fechar o contrato.

Agora que você já entendeu o que é um outsourcing jurídico, entre em contato conosco para conhecer o nosso trabalho. Teremos prazer em ajudar você!

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-